Conforme a manhã passou - e a ansiedade do professor o fazia verificar constantemente seu telefone em busca de mensagens e notificações, ele recebeu mais respostas e verificou a atividade de mais três usuários: Débora, Thomás e Rodrigo, sorriu enquanto conferiu as informações enviadas por aqueles que ele cuidadosamente apelidou de "os novos animais":
NOME: Débora Dobler
IDADE: 16 anos
ONDE NASCEU: Nasci na Capital, mas mudei para cá com apenas seis anos. Vivo aqui desde então.
FAMÍLIA: Eu moro no interior com o meu pai, Carlos e a minha mãe, Sônia. Eles são produtores rurais, eu tenho cinco irmãos e ajudo tomar conta deles, eles se são: Vicente, 2, Inácio, 5, Joaquim, 8, Beatrice, 10, e Henrique, 12. Sei que é assustador pensar em tantos, mas enfim, não foi uma escolha minha.
AVATAR: Eu adorei a raposa, por isso escolhi ela para ser o meu avatar aqui no Grupo do Zoo.
CARACTERÍSTICAS AVATAR: A raposa é esperta, inteligente, sagaz e principalmente eficiente, ou seja, tem uma grande capacidade de solucionar problemas ou de se sair bem mesmo nas adversidades. A perspicácia da raposa também é uma característica forte e marcante, que determina a capacidade de sobrevivência da mesma dentro do meio. As raposas vivem em tocas, juntamente com pequenos bandos, formados normalmente por um mesmo grupo familiar e tem hábitos crepusculares e noturnos. Posso dizer que me identifico com quase todas essas características.
CARACTERÍSTICAS ALUNO: Como disse, vivo em um grupo familiar, sou esperta e muito eficiente. Trabalho com meus pais desde pequena, e apesar dos dois terem bastante estudo - pai veterinário e mãe contadora - o trabalho rural, como produtores, foi o que deixou os dois realizados e os mantém motivados dia após dia. Herdei isso deles. Sei que trabalho duro não mata ninguém e que com dedicação e foco nos meus objetivos realizarei os meus sonhos.
Felipe terminou de ler franzido a testa: não fazia a menor ideia de que os pais de Débora, que eram simples e humildes, tinham curso superior e nem mesmo que haviam trocado a capital pela pacata vida interiorana por opção, aquilo era interessante, e ele não deixou de pensar que os outros alunos, muitas vezes, zombavam dela tratando-a como ignorante sem nem mesmo saber que ela tinha uma criação bem diferente do que todos pensavam. Fez algumas anotações e tratou de dar atenção à próxima inscrição:
NOME: Thomás Almeida
IDADE: 18 anso
ONDE NASCEU: Eu nasci aqui e estudo nesta escola desde sempre.
FAMÍLIA: Minha mãe é a diretora da escola tem uns anos já. Moro com ela e com o meu pai que é gerente do único supermercado grande da cidade. Não tenho irmãos e nem mesmo familiares muito próximos.
CARACTERÍSTICAS AVATAR: Eu fiquei com muita dificuldade de escolher um avatar que eu acreditasse que me representaria, então, acabei cedendo às pressões impostas pela sociedade feminina local e decidi ser o cachorro, mas meninas, não se empolguem, isso não é uma confissão: cães são fiéis, são leais. Cachorros são guardiões, companheiros e zelam pelo bem estar dos seus. Vivem bem em comunidade, convivendo em harmonia com quase todos os demais, apesar de ainda manterem características territorialistas. São inteligentes e aprendem com facilidade.
CARACTERÍSTICAS ALUNO: Eu me identifico com o avatar que eu escolhi pois gosto de estar com minha família e de cuidar das pessoas que eu amo. Sou um bom companheiro e apesar do que as meninas insistem em dizer, sou fiel, sou respeitável, eu sou para casar. Sou inteligente e só não aprendo mais nessa vida por que sou preguiçoso... Acho que é isso.
O professor riu alto, Thomás tinha pego bem o espírito da coisa, certamente o Grupo do Zoo seria bem divertido se todos os alunos tivessem aquele empenho e dedicação que o rapaz havia tido. Concentrou-se na última inscrição recebida antes do almoço e a leu sorrindo:
NOME: Rodrigo Rainer
IDADE: 16 anos
ONDE NASCEU: Nasci aqui. Morei alguns anos com minha mãe em uma cidade próxima, mas retornei no ano passado
FAMÍLIA: Desconheço o meu pai. Vivo com minha mãe, que é advogada, desde sempre, e no ano passado, mudei para cá e passamos a viver com a minha avó materna, pois ela adoeceu e não podia mais viver sozinha. O meu avô mora no interior, eles já são bem idosos, mas vovó não gosta do interior e agora, não pode mais viver sozinha, pelo Alzheimer.
CARACTERÍSTICAS AVATAR: Minha mãe disse que parecia obvio demais e um pouco pretensioso, mas eu escolhi Coruja como o meu avatar. Corujas representam sabedoria e inteligência, além de um marcante raciocínio lógico, que é crucial na solução de problemas. Corujas são observadoras e analistas, gostam de saber o que está acontecendo ao seu redor, aprofunda seu conhecimento, especialmente nas áreas de interesse. Na natureza, é conhecida por ser é uma ave de rapina que vive sozinha e ataca suas presas durante a noite.
CARACTERÍSTICAS ALUNO: Posso dizer que eu sou um cara solitário. Gosto de ficar no meu canto, apreciando minha própria companhia ou a dos meus livros, gosto de estudar e de aprender, principalmente sobre coisas que eu sei que tem relevância e que farão a diferença no meu futuro.
Bem, eram apenas quatro de uma turma de vinte, mas ele não conseguis deixar de se sentir orgulhoso e feliz com o comprometimento daqueles aluno que já haviam cumprido a tarefa: não era sempre que eles faziam as tarefas, ainda mais se exigissem um pouco mais de empenho ou que os tirassem da zona de conforto.