(Esther)
É hoje, o dia que por tanto tempo esperei... Ele enfim será completamente meu! De sobrenome e tudo. Difícil vai ser eu não me emocionar, claro porque tudo foi tão rápido, e num piscar de olhos eu estou aqui terminando os últimos retoques para descer e ir de encontro a passarela.
Eu levei um susto quando a minha Tia Helena, aquela irmã do meu pai... Então, ela apareceu horas antes do casamento.
- Esther! Ela me chamou animada, abrindo seus braços e me abraçando.
- Tia! Eu achei que você não viesse... Falei por ela morar tão longe.
- Como eu ia rejeitar uma passagem de avião?! Ela disse orgulhosa.
- Uma passagem de avião? Perguntei surpresa. Quem poderia ter mandado pra ela?... Claro! Foi ele, o Pither! Ele sabia que eu ia gostar da presença dela no casamento! Ele me surpreendendo outra vez...
- Querida! Minha Tia começou. - O teste de paternidade que você e seu pai fizeram saiu! Ela disse receosa.
- Isso não importa mais Tia! Falei lembrando do meu pai que esteve comigo minutos antes de partir.
- Mesmo assim eu te trouxe! Aqui está! Ela me deu o exame e eu à abracei, agradecida por ter a consideração de me trazer.
Eu estava dez mil vezes mais ansiosa do que o Pither. Creio, que todo mundo merece se casar pelo menos uma vez, para sentir a sensação e o nervosismo que os noivos sentem. É uma mistura de medo de algo não ficar perfeito, com agonia de chegar logo o momento, e muita, muita felicidade por estar com quem ama.
As meninas me ajudaram em tudo... Cabelo, unhas e maquiagem! Eu quis um coque alto, com fios puxados e o restante estava bem sutil. Exceto o vestido! Ele era lindo, tinha brilho, renda, véu e grinalda... Tudo o que eu sempre sonhei.
Naná chegou no quarto e me viu de pé me olhando no espelho, vi se reflexo aparecer atrás de mim. E as meninas saíram do quarto indo para a cerimônia que começaria em alguns instantes.
- Você está linda! Ela falou emocionada.
- Aaah Naná! A abracei. - Se não fosse por você, eu não estaria aqui! E meus olhos marejaram.
- Ei! Sem chorar! Ela passou seus dedos por meu rosto. - Hoje é dia de alegria! Já basta eu manteiga derretida!
- Você está tão bonita também! Comentei. -Você vai leva- lo né?
- Sim querida! Vou entrar com o Pither... Dá pra acreditar? Eu dei mamadeira para ele quando nem tamanho tinha, e agora ele vai se casar! E com você! Ela apertou a minha mão. - A gente conseguiu Esther! Juntas! Derrotamos o m*l e aqui estamos nós duas... Lado a lado para a realização de um sonho...
- Você sempre vai ser a minha sogra e a minha melhor amiga! E ela beijou a minha mão.
- Querida! Sente se de frente ao espelho! Ela pediu e eu me sentei no banquinho da penteadeira.
Naná pegou o colar da minha mãe que estava alí e colocou em mim. Deixando transparecer um brilho muito maior nos meus olhos.
- Obrigada! Falei tocando nele com a minha mão.
- Tenho outra coisa pra você! Ela disse abrindo uma caixinha aveludada. - Mas não é presente! É emprestado... Dizem que dá sorte usar no dia do casamento!
- Sério? Perguntei admirada.
- Bem eu não sei! Nunca me casei. Ela disse rindo. - Mas reza a lenda que a noiva tem que usar algo emprestado, ou antigo ou azul!
- Uau! Respondi ainda mais instigada.
- Olha! Esse é um broche de cabelo. Ela disse tirando o da caixinha. - Ele é antigo, emprestado e azul! Vou por aqui no seu coque, vai ficar perfeito!
- Obrigada Naná, por isso! Falei me virando pra ela.
- Não! Ele não é meu! Ela respondeu sorrindo. E eu fiquei duvidosa.
- Ah não? E quem mandou pra mim? Perguntei curiosa.
- Esse broche pertenceu a mãe do Pither! O Álvaro pediu que eu te entregasse... Raquel estava guardando para a mulher que futuramente se casasse com o filho dela! Ele disse que ela se casou usando esse bróche, e foi da mãe dela! A sua avó... E provavelmente a sua filha usará, se um dia você tiver uma!
Eu não pude conter as lágrimas, ela guardou pra mim. Eu ia usar algo que foi especial pra ela a vida toda.
- Nãoo chora Esther! Ela se lamentou.- Vai borrar a maquiagem! E eu assenti soltando o ar pela boca. - Isso só prova que você é a mulher ideal para usa lo! Pither não poderia ter escolhido melhor! E senti sua mão tocar o meu ombro.
- Eu estou muito grata por estar em mim coisas tão valiosas, nesse dia tão importante! Como broche dela e o colar da minha mãe!
Naná balançou a cabeça e apertou meu ombro também emocionada.
- Agora eu vou ver como Pither está!
- Naná! Diga pra ele que eu o amo! Falei me virando pra ela. - Você vai dizer querida! Na hora dos votos pra ele, tabom?! Não fica nervosa...
- Ele fica tão bonito de terno! Falei e respirei fundo tentando controlar o nervosismo.
- Ele vai estar de Smoking querida! Coloca aí cinquenta vezes mais bonito e o dobro de elegância!
Aaah! Desse jeito o meu coraçãozinho não vai aguentar! Pensei ainda mais ansiosa.
(Pither)
- Tá bonitão, hein cara! Matheus me elogiou ao entrar no quarto com o André. - Deu até vontade de se casar também!
- Não é pra tanto Matheus! André revirou os olhos. - Deixa pra pegar o buquê da noiva no final da festa!
- É impressão minha ou tem alguém irritadinho aqui? Falei sacaneando o André. - Só porquê ficou de agarração com a dama de honra ontem á noite, não quer dizer nada! Você só adiantou a festa!
Matheus e eu rimos de André que ficou sem jeito com a gente.
- É... Cadê o piadista de ontem? Matheus o cutucava. - Lembra do ditado né? Passarinho que canta demais....
- Chega! Vocês terão o prazer de ficarem de gozação a vida inteira! Pelo menos me dêem uma trégua durante o casamento? André perguntou.
- Nãoo! Matheus e eu respondemos juntos.
E André balançou a cabeça rindo.
- Vocês deveriam ter me impedido de fazer certas coisas ontem á noite! Reclamou.
- E perder toda a diversão que estamos vivenciando hoje?! Falei e Matheus gargalhou ainda mais alto. - Sua cara de vergonha não tem preço!
Estávamos rindo a beça do desconforto do André. Quando alguém bateu a porta e ela se abriu.
- Pither querido! Posso entrar? Naná aparece sorridente.
- Claro! Respondi ajeitando a gravata.
- Bom Pither! A gente se vê lá embaixo... Matheus se despediu, e eu assenti ainda rindo da cara do André que saiu ainda um pouco envergonhado.
- Vejo que estavam se divertindo?! Ela disse analisando se estava tudo certo com a minha roupa.
- Sim! A despedida ontem deu o que falar! Respondi animado.
- Enquanto sua noiva já quase borrou a maquiagem de tanto chorar, e está se segurando para não acabar com a francesinha perfeita nas unhas... Você parece muito tranquilo!
- Você viu ela? Perguntei interessado.
- Sim! Ela sorriu. - Está absurdamente linda! E muita nervosa também!
- Hoje é o dia mais feliz da minha vida Naná! Falei enquanto ela fechava as abotoaduras da camisa.
- Diz isso pro seu pai! Que enfim está casando você! Ela disse segurando o riso.
- Ele deve ter comprado fogos de artifícios! Falei vendo ela me colocar o paletó.
- Não duvides! Estão todos guardados no sótão para o final da festa! Ela disse ironicamente.
- Naná! Falei mudando minha expressão de riso para um jeito mais compreensivo. - Eu quero que saiba que eu vejo meu pai mais feliz de umas semanas pra cá! Sei que ele te vê de uma forma diferente agora, e que estou completamente de acordo...
- Pither! Ela segurou com suas mãos cada lado do meu rosto. - Vamos ter essa conversa depois! Agora vamos casar você!
- Vamos sim! Nem pense que eu vou esquecer... Agora me dá um abraço aqui! Falei e ela me abraçou emocionada.
- Eu nem acredito que esse dia chegou! Sua mãe deve estar tão orgulhosa... Ela começou amável mas quando percebeu que ia chorar puxou uma piada. - Enfim criando juízo!
- Vamos descer? Perguntei oferecendo meu braço á ela.
- Parece que o seu avôzinho querido convidou metade da cidade! Ela disse enquanto observávamos pela janela.
- Quando a Esther perceber isso vai ter um treco! Respondi balançando a minha cabeça e preocupado com a minha noiva vergonhosa.
(....)
Entrei com Naná ao meu lado, ao som de violinos e saxofones numa música clássica. Os convidados todos se levantaram e eu fiquei muito feliz com a consideração de terem vindo. Eu nem ligava para a quantidade de pessoas que estavam presentes. O meu propósito alí era casar com a mulher que eu amo, e fugir pra lua de mel.
Naná estava tão bonita! Tenho certeza que não fui único que percebeu isso. Papai estava muito orgulho de fazer par com ela durante a festa. Matheus entrou com a cabelo de fogo, e logo atrás meu Tio Osvaldo e a namorada dele.
Depois que papai e os padrinhos entraram a ficha caiu, e eu comecei a ficar nervoso. Ariadne entrou lindamente com o seu vestido jogando rosas para que a minha noiva entrasse com honra. E enfim a música ( A thousand years- Christina Perri) tocou e meu coração começou a acelerar.
Ela apareceu com o seu irmão Miguel ao seu lado... E eu chorei! Feito um bobo! Não consegui me conter... Ver ela entrar deslumbrante pela passarela, com seu olhar doce, seu sorriso tímido porém sincero... Tanto que lutamos para chegarmos até aqui! Para ficarmos juntos... E enfim, chegou meu amor!
Fui ao encontro dela, não vou negar que tremia feito vara verde. Miguel me cumprimentou e saiu. E eu me virei para ela, beijando a sua testa.
-Você está linda! Falei entre lágrimas, emocionado demais para deixar de me expressar. Ela sorriu e eu a levei comigo o resto do caminho, porque a partir de hoje será assim... Ela de braços dados a mim para o resto das nossas vidas!
(Esther)
Quando Miguel foi me buscar eu já não aguentava mais de tanta ansiedade. Ele apareceu elegantemente em seu terno feito um executivo, o deixando mais másculo.
- Fiu-fiu! Assobiei. - Você está um gato!
- Não era pra menos né, vou levar a noiva mais bonita do século! E eu sorri com ele se aproximando. - Está pronta? Ele perguntou.
- Estou com medo de cair com esses saltos! Falei rindo de mim mesma.
- Eu jamais permitiria isso! Ele disse me oferecendo o seu braço. - Se tiver com medo se apoia em mim!
- Tudo bem! Respondi assentindo.
- Vamos? Ele disse sorridente. - Quero ver o Pither chorar feito um bebê quando te vê linda desse jeito!
(...)
Meu buquê era lindo! As meninas fizeram com todas as rosas da fazenda. Havia todas as cores possíveis, inclusive amarela que eu achei um charme! Nele também havia laços, e eu me senti lisonjeada por minhas amigas se dedicarem a manhã inteira para que tudo ficasse perfeito.
Eu sou detalhista por isso vou descrever como eu me emocionei quando vi a minha decoração pela janela. O tapete espelhado, as pilastras, e o azul Tiffany que me lembrei rapidamente da cinderela... Era assim que eu queria. Simplesmente do meu jeitinho...
Os padrinhos entraram todos bem vestidos. Luísa estava com um vestido vermelho combinando com o seu cabelo, e uma rosa vermelha na mão. Naná estava de amarelo, e com a sua rosa amarela, e por sua vez Cinthia com a sua rosa e vestido da cor azul.
A vez de Ariadne chegou com o seu vestido cor de rosa. Ela deixava cair delicadamente pétalas pelo chão, me fazendo se emocionar mais ainda.
A música tocou, e Miguel fez um suspense para descer comigo pelas escadas. As portas se abriram, e eu a avistei as pessoas, os músicos e lá na frente o Pither, que sorriu instantaneamente.
A cerimônia ao ar livre não tem preço, as onze e cinco eu caminhava pela passarela com o meu irmão Miguel do lado. As pessoas me olhavam com admiração! E outras com carinho como o meu avô que brilhou os olhinhos ao me ver passar.
- Eu disse que ele ia chorar! Miguel sussurrou ao meu ouvido com o seu jeito divertido. E eu vi o meu príncipe Pither chorar pela primeira vez. E isso remexeu tudo de mais profundo que havia dentro de mim.
Ele se aproximou, cumprimentou Miguel e beijou a minha testa.
- Você está linda! Disse com a sua voz embargada, completamente emocionado. Me deu vontade de aperta-lo de tão fofo que ele ficou! Mas eu só consegui sorrir... Mesmo com um nó na garganta eu permaneci forte! Tudo pela maquiagem, como diz a Diana!
O meu vestido varreu todas as flores que estavam no caminho e a cerimônia começou. O juiz nos cumprimentou e começou a falar, e eu olhava pelo canto dos olhos para Pither sorrindo.
- "...Venho pela lei do homem e de Deus realizar essa união tão linda entre Pither e Esther!".... Sorrimos um para o outro e o juiz continuou.- "Porquê o que Deus uniu o homem não separa..."
E o meu coração parecia pegar fogo!
-"Pither Monteiro de Fragma Neto aceita Esther Monteiro Linhares como a sua legítima esposa, de livre e espontânea vontade?"
- Sim! Ele praticamente gritou. E todos os meus irmãos fizeram euforia no banco ( Eles me matam de vergonha).
- " Esther Monteiro Linhares, aceita Pither Monteiro de Fragma Neto, como seu legítimo esposo de livre e espontânea vontade?"
- Sim! Respondi. Meus irmãos voltaram a festejar. E Pither sussurrou baixinho no meu ouvido;
- Obrigado! Sorri. E voltamos nossa atenção para o juiz.
-" Pither?! O juiz dirigiu-se a ele.- Gostaria de dizer algumas palavras para a Esther?"
E ele assentiu, se voltando para mim.
- Esther! Seus olhos ganharam vida e eu o fitei, sentindo o meu coração pulsar.- Talvez eu não saiba me expressar bem.. Por isso vou começar te fazendo promessas, porquê nós dois sabemos que todas que te fiz até hoje, felizmente consegui cumpri-las... Meu amor! Eu prometo ser fiel a você até o meu último fio de cabelo, mesmo que daqui há alguns anos eu fique careca!
E todos os convidados começaram a rir. E eu já imaginei que ele falaria coisas desse tipo, ou não seria ele.
- Esther eu juro que sempre vou te olhar com os mesmos olhinhos que o seu, quando vê uma barraca de churros na praça! E eu gargalhei balançando a cabeça.- Prometo que vou tentar me adaptar a alergia, para que você possa enfim ter um gato em casa!
- Viva ao Sucrilhos! Miguel falou. E as pessoas continuaram rindo.
- Também prometo te dar o cartãozinho mágico todas as vezes que você estiver estressada! E não vou discutir com você quando vier a fatura!
Os convidados se divertiam com as brincadeiras de Pither.
- Eu prometo que deixarei você me chamar de Neto enquanto vivermos, e a verdade é que eu sempre gostei... Eu amo o jeito como você coloca a franja atrás da orelha quando está prestando atenção em mim... Amo o seu sorriso, o seu jeito menina mulher, amo os seus sete olhares, e também o jeito que você fica quando perde uma partida de dama! Eu amo o seu ciúmes, seus medos, sua fragilidade, e a sua inocência! Eu amo a sua sensibilidade de chorar no final de um filme, sua capacidade indescritível de perdoar e a sua fé inabalável! Eu amo a sua simplicidade, sua teimosia e a sua carência ... Resumindo! Obrigado por nunca desistir de mim, mesmo eu dando motivos pra isso! Por ter confiança, por ter sabido me esperar, e por me amar acima de qualquer coisa... "
Antes de ele terminar eu já estava completamente emocionada. Ele sempre modesto dizendo que não sabia usar bem as palavras, mas sempre me fazendo chorar com as suas declarações.