10 anos depois
Letícia
Nossa!Estou aqui nessa sala esperando o senhor Diego voltar de um telefonema super importante, porque quando atendeu o celular ele saiu na mesma hora pra atender, e estava super entusiasmado.
Ele volta, se senta na sua cadeira atrás da sua mesa de frente pra mim.
- Muito bem senhorita Letícia hoje é o seu dia, está com muita sorte! Acaba de receber uma proposta de emprego para trabalhar na casa do senhor Edgar Velask Monteiro. Ele é um homem muito generoso já ajudou muitas pessoas, inclusive a mim quando eu estava... Bem... não importa.
Fala o homem baixinho, careca e com um bigode muito engraçado me lembrando o Charlie Chaprin.
Ele fala com um sorriso muito amigável.
Desde que voltei para o Brasil no ano passado não consegui emprego aqui, mesmo com a minha vasta experiência.
Já estava ficando desesperada precisava muito voltar a trabalhar e queria imensamente trabalhar aqui no meu país.
O senhor Diego não para de falar desse homem de como ele é honesto, amigo e etc... fiquei muito curiosa pra conhecê-lo pessoalmente.
- Você vai receber 2 mil por quinzena ou seja 4 mil por mês, carteira assinada no primeiro dia de trabalho, você fará a manutenção da limpeza da casa, já que ele contratou uma equipe de limpeza que vai em sua casa fazer a faxina pesada 1 vez na semana e... não é com isso que vai ter que se preocupar tanto e sim com a comida hannn... Você tem bastante experiência em comidas típicas de outos países?
- Sim senhor, tenho muita experiência, sei fazer...
Ele me interompe levantando uma mão e olhando o meu currículo e depois volta a olhar pra mim.
- Não precisa me dizer mais nada, você é perfeita para o cargo , porém tenho que lhe dizer algo importante... O senhor Edgar quer que a senhorita durma na casa dele de segunda a sexta, aos sábados é extremamente necessário que você não se encontre na casa dele. A senhorita pode sair no sábado pela manhã mesmo e retornar na segunda de manhã. Algun problema nisso pra você?
Falo com um sorriso no rosto .
- Claro que não!O salário é excelente!! Qual é o endereço !? Fica aqui mesmo no centro da cidade? - pergunto com preocupação... Eu não quero me encontrar com ele, ainda não. Mas resolvi que se acontecer tenho que enfrentar os meus medos, afinal a minha família depende de mim.
- Sim é aqui no centro de São Paulo mesmo e aqui está o endereço.
Ele me entrega um papel eu o abro e visualizo o endereço, sei onde fica.
E penso... não vou encontrá-lo nessa região, graças a Deus. O meu coração desacelera um pouco...
- Só que a senhorita só poderá ir daqui a uma semana, na próxima segunda às 08:00 da manhã, precisamente falando são ordens do senhor Edgar... Tudo bem?
Eu respondo sim com a cabeça olhando pra esse simpático senhor.
Apertamos as mãos como se fecharmos um acordo e saiu do seu escritório, entro no elevador mesmo tendo medo dele, aperto o botão e desço para o térreo, fico com um coração apertado cheio de angustia desse espaço.
Não sou castrofobica mas me sinto m*l com elevadores e avião.
Logo chego no térreo, deixo o edifício que se chama Lets, que tem essa agência de emprego e vários outros escritórios de advogacia e até agência de modelos.
Eu chamo um táxi, passa um mas me diz que está cheio, então fico esperando o próximo aqui ainda em frente ao edifício Lets.
Enquanto isso fico olhando como essa cidade é bonita!
Enquanto estou a admirar a cidade sinto um formigamento no pescoço, fico incomodada, sinto como se estivesse sendo vigiada , porém olho para trás assustada! Não vejo ninguém me observando as pessoas seguem com as suas vidas... como eu farei..
Uma semana depois...
Chego na casa do senhor Edgar Velask quando vejo "a casa",é um eufemismo na verdade é um casarão, fico admirada com ela, é linda demais sua arquitetura é moderna e estilo Black
Com um carro na garagem, será que o senhor Edgar que irá me receber?
Aperto o interfone com uma tela pequena que na certa a outra pessoa possa me vê além de me ouvir, a voz de uma senhora preenche os meu ouvidos...e a vejo também.
- Bom dia! Casa do senhor Velask quem deseja?
- Bom dia! Sou a nova empregada me chamo Letícia Aburqueque!
- Sim estávamos te esperando Senhorita Letícia pode entrar!
E a Senhora simpática abre a porta pra mim .
- Entre por favor!
Eu entro e vejo como ainda a casa é muito mais linda por dentro, com certeza senhor Velask tem bom gosto mesmo gostando tudo no tom escuro.
Me viro pra sorridente senhora.
- Me chamo Dalce, sou a governanta dessa casa! Vou te mostrar os outros cômodos da casa venha comigo!
A acompanho e eu continuo a admirar a decoração mas sinto falta de coisas mais pessoas como: fotos dele e família... é tudo muito crú, porém algo me chamou a atenção no canto da sala de estar, um piano de calda!
- Senhora Dalce, a senhora Velask está ? Quero muito conhecê-la !
Digo super empolgada.
Ela se virá pra mim e diz:
- O senhor Edgar não é casado ... É um homem solitário... não tem família... mas... ah deixa pra lá. Vamos quero te mostra a cozinha!
Fala ela mais empolgada agora ,mas sinto um tôm de tristeza, quando falou que o senhor da casa era muito solitário. Na verdade eu fiquei um pouco preocupada, porque como vou dormir aqui se só ele que mora nessa casa? Bem que a senhora Dalce podia me fazer companhia, ela também deve dormir aqui é a governata da casa!
Ela é uma mulher baixinha e com os cabelos brancos presos em um coque bem arrumado. Com uma postura elegante e também muito educada.
Volto a observa onde nós estamos na cozinha.
Maravilhosa! já imagino as comidas típicas que ele nunca deve ter provado na vida, modesta parte sou uma excelente cozinheira!
Cozinho com muito amor...
E agora vamos para a sala de jantar ...
É aqui que eu irei servi-lo!
A senhora Dalce se vira pra mim novamente .
- Agora vamos lá pra cima, tá! ?E irei te mostrar o seu quarto.
Fala toda sorridente ela parece estar muito feliz.
E quando olho para as escadas me espanto com tamanho requinte dessa casa!
Já trabalhei em casas de empresários antes e até mesmo em outros países mas...
- Senhora Dalce, posso te fazer uma pergunta? Sobre o Senhor Velask!
- Claro, quer dizer depende.
- Só quero saber: ele é muito rico?
- O senhor Edgar é bilionário!!
- Nossa nunca trabalhei para um bilionário antes!
Fico abismada.
Nós duas subimos essa escada luxuosa e quando chego lá no segundo andar vejo um estreito corredor todo cinza e preto, mas ao final do corredor existe um outro corredor, como se fosse um "t" e na ponta, dois quartos grandes,com as paredes coladas, parecendo interligados.
Estranho!! Nunca vi isso!
Eu imaginava que uma casa tão imensa teria mais quartos...
Vejo uma porta toda n***a e a outra toda cinza é essa porta que Dona Dalce abre .
Mas quando eu entro no quarto congelo, é esse o meu quarto!
Olho pra ela sem entender, já achei estranho ela me dizer que o meu quarto ficava no segundo andar, porque os empregados ficam sempre no térreo perto da cozinha!
- Esse é o nosso quarto?! Meu e seu!?
- Oh, não querida eu não durmo aqui, nessa casa só você irá dormir.
- O que!? Não ! Por que a senhora não dorme aqui também?!
- Senhorita Letícia eu moro a duas quadras daqui é pertinho e saiu cedo... não precisa se preocupar o senhor Velask é muito respeitador ....e vocês nem vão se encontrar...
- Mas isso é estranho! a senhora é a governanta dessa casa e geralmente governantas moram nas casas dos patrões!
- Sim mas não essa governanta aqui. Mas não precisa se preocupar, o seu horário pela manhã é às 08:00 horas, ele está saindo muito cedo de casa nem vai precisar servi café da manhã para ele .... e durante o seu horário na empresa você pode fazer suas coisas tranquila e eu também. Vamos estar juntas aqui durante o dia se quiser posso até te ajudar na cozinha e às 18:00 você pode se recolher.
Enquanto ela falava eu absorvia o que dizia e ao mesmo tempo olhava para o quarto.
Isso definitivamente está errado.
- Dona Dalce não me leve a m*l mas ... Eu prefiro um quartinho de empregada, fica lá em baixo? Onde fica? Eu não vou dormir aqui , olha pra esse espelho cobre a parede toda!!
Ela olha para o espelho suspirando, se vira para mim segura as minhas duas mãos e olha bem fundo dos meus olhos, ela enxerga o meu desespero!
- Querida não tem quarto de empregada nessa casa! Terá que dormi aqui ...mas pode ficar tranquila você nem verá ele chegando porque só chega de madrugada! E aja o que houver você não desserá as escadas quando ouvir ele chegar ... O senhor Edgar prefere assim... Você terá que ficar no seu quarto ouviu!?
- Tudo bem! Eu preciso muito desse emprego não posso me dá ao luxo de escolher nada, porém quando vou conhecê-lo pessoalmente?
- No seu tempo querida!
Ela solta as minhas mãos e aponta para o alto do canto da parede.
- Mesmo que escute músicas saindo do som que está nesse cômodo ouviu!? O senhor Edgar ama ouvir músicas ele se ...
Fico olhando para a caixa de som bem moderna na parede e acho estranho, mas ao mesmo tempo me encanta também ,amo ouvi músicas.... porém porque ele não ouve sozinho?