Capitão Mendes, o comandante do navio era um homem bom e generoso, sabia que aquele rapaz não havia entrado em seu navio de propósito e prova disso era seu estado .
—Dra! Muito obrigado por atender meu chamado, mas é uma ilustre passageira, o rapaz já foi medicado ? pode deixar que assumimos daqui em diante... Diz o Capitão.
— O que farão com ele? Este rapaz foi brutalmente agredido... Ele necessita de cuidados médicos, precisa de atendimento, não posso dizer nada ainda de maneira afirmativa, mas... Será um milagre se ele ainda conseguir caminhar! Diz Lara.
— Não se preocupe, Eu vou trazer ele ao Brasil, vou procurar as autoridades... Diz o Capitão.
Lara sorri ironicamente...
— O senhor acha o que? A polícia vai se preocupar em solucionar quem tentou matar este rapaz? Desde quando pobre e n***o ttem valor neste país? Sabemos que quem o colocou aqui, queria que ele morresse em viagem, ou que fosse descoberto talvez jogado em alto mar... Até posso imaginar, ele não deixava de chamar pelo nome de Amanda enquanto delirava de dor, dizendo que a amava, que não a deixaria por nada... Diz Lara.
— Então dra.. Você acha que foi por causa dessa Amanda? Talvez seja uma mulher casada! E o marido descobriu a traição... Diz o Capitão.
— Ou talvez seja uma história de amor que a família ou algum rival não aceita! Este rapaz não tem cara de quem ficaria com uma moça comprometida, posso estar enganada, mas acredito em minha intuição... Diz ela.
— Então o que faço? Pergunta o capitão do Navio.
Lara olha pela janela do navio o imenso vazio da paisagem do mar adiante...
— Estou indo para portugal para viver com o meu noivo que também é médico, temos um hospital, e ... Vamos cuidar desse rapaz, vamos ajudar no que for possível e se ele quiser fazer justiça... Justiça de maneira limpa, estarei disposta a lhe ajudar... Tenho certeza que Clemente meu noivo que é espírita! Não negará ajuda a este rapaz... Diz a Dra Lara.
O capitão coloca o chapéu em sua cabeça... E caminha até a porta que leva para a cabine de comando.
— Bom, fiz minha parte, eu jamais deixaria uma vida se perder, se a doutora se propõe ajudar ele, dou como feita minha parte... Diz o capitão saindo.
Lara vai até o quarto onde Ícaro estava deitado, horas haviam se passado e quase um dia de viagem havia sido completado...
Ícaro abre os olhos, agora mais calmo... Ele avista Lara, dra Lara sentada ao lado da cama, meio confuso, por um instante ele avista Amanda... Mas logo percebe ser outra mulher.
— Oi rapaz! Fique calmo... Você está seguro! Me chamo Lara, Dra Lara... Improvisei algumas talas para imobilizar suas pernas, dei uma medicação a você que vai fazer a dor se tornar mais suportável... Diz ela.
— Onde estou ? Pergunta Ícaro.
— Está num navio, rumo a portugal, já se passou quase 1 dia de viagem... Diz Lara.
ìcaro tenta levantar rápido, assustado, mas senti uma enorme dor nas pernas...
— Calma rapaz! Suas pernas sofreram multi-fraturas, não vai ser fácil sua recuperação, tente não fazer nenhum esforço.... Diz Amanda.
— Amanda! O desgraçado vai casar com ela! Eu tenho que impedir! Eu preciso impedir! Diz Ícaro.
— Calma rapaz! Olhe seu estado! Quer fazer justiça? Pois bem, eu até te ajudo, mas com estas pernas nesse estado ,não vai conseguir nada, ao chegar em portugal eu e meu Noivo iremos te ajudar, você fica conosco um tempo, iremos dar o tratamento para se recuperar, não fique triste assim...
— E Amanda? Ela está sozinha nas mãos daqueles... Daqueles cretinos... Diz o rapaz chorando, impotente sem poder fazer nada.
Lara se aproxima e o acalma, tentando lhe tranquilizar...
— Rapaz, tenha calma, você não está só! Me diga, qual o seu nome? Quem é Amanda que você tanto fala? Pergunta Lara.
Ícaro vendo que não tinha muitas opções, nara para Lara sua história, tem 25 anos, filho de uma doméstica, saiu de casa quando sua mãe evangelina sumiu,ele colocando -a par de tudo
No Brasil, as horas haviam passado, Ícaro nada de aparecer em casa para desespero de Amanda, que num primeiro momento segue duvidando que /barcellos tenha feito aquela crueldade com ele.
— Ícaro! Eu tenho certeza que vocẽ não aceitaria dinheiro nenhum para me deixar... Se você voltar eu te juro! Dessa vez eu abro mão de tudo e vou embora com você! Diz ela angustiada...
Amanda segura em sua mão, um escapulário de Nossa Senhora das Mercês, Escapulário este que ela havia ganho de Ícaro, ela beija a medalhinha e roga a intercessão da santa para que Ícaro volte para ela...
Nesse momento, Barcelos entra no quarto de seu filho... Animado para lhe contar a novidade, Barcelos em momento algum mandou que matassem Ícaro, ele nem sabia que haviam quebrado as pernas do rapaz...
— Rômulo! Rômulo meu filho! Alegre-se! A moça que você tanto gosta! Amanda, eu acabo de tirar a pedra de seu caminho!
— Como assim pai? O que está me dizendo? O que você fez?
— Rômulo! Eu ofereci dinheiro ! Ofereci uma grana para o pobre coitado, um n***o, morto de fome, coitado, quando viu a maleta de dinheiro, não pensou duas vezes antes de aceitar! Conta Barcellos Eufórico.
— O que está me dizendo pai? Você não fez isso?
— Fiz sim meu filho, não precisa agradecer! Meus homens embarcaram ele, eu tenho meu jeito de fazer as coisas, um jeito só meu, faço de tudo por minha família, agora veja! Aqui estão as notas promissórias que Ramon assinou penhorando a tecelagem, a casa tudo... Eu não rasguei! Entrego em tuas mãos meu filho... Case com a moça, use isso em seu benefício! Seja feliz! Diz Barcellos.
Rômulo fica sem saber o que fazer, como reagir, confuso, uma parte sua fica feliz com o que seu pai acaba de lhe contar, mas outra parte em sua consciência lhe acusa falando que tudo aquilo estava errado...
— Filho, me escute! Seja como seu pai! Eu não meço esforços, não ligo para nada além da realização de meus objetivos, os meios justificam o fim! Se quer algo, vá lá e pegue, remova o que estiver em seu caminho ! Assim você chegará tão longe quanto eu! Diz Barcellos...
Rômulo fica com os documentos na mão sem reação ainda...
Barcellos então no seu escritórios em casa lembra de Ícaro... Quando ficaram frente -a-frente...
— Aquele rapaz! Ele me lembra Angelina! Como ele lembra! Diz Barcellos em voz alta.
Dira sua esposa entra no escritório bem no momento em que ele comenta isso em voz alta...
— Quem te lembra a v***a que quase destruiu nosso casamento? Quem Barcellos? Pergunta Dira curiosa.