Inácio, o antigo peão que trabalhou no passado, nas terras dos Braga, acabara de responder algo que ela não fazia ideia, que ela não sabia que havia acontecido.
Mariana: Moço! Por favor! O que o senhor está falando ? Celeste atrás do meu marido ? Mas como ? Isso não faz sentido nenhum ! Celeste sempre foi muito fiel ao César!
Inácio : Dona, Não foi só uma vez! Foi várias vezes! Ela perseguia seu marido, Eu estou ficando velho, mas não sou nenhum louco! Ela tentava agarrar o falecido seu esposo, ele se soltava , e ela insistia! Digo e sustento diante de Deus e dos homens!
Mariana senta-se surpresa ... e recorda de uma vez, que Inácio, o seu marido havia lhe perguntado o que ela faria, caso ele um dia traísse ela… E também se lembra do dia em que Celeste veio lhe visitar, como Celeste não tirava o olho da foto de Inácio…
Mariana: Moço, o senhor tem certeza de tudo que está me afirmando ?
Inácio : Sim, certeza absoluta, sustento cada palavra que falei diante de qualquer pessoa.
Mariana Imagina então… E se houve algo ? E se Celeste e procurou Inácio o seu marido para propor uma vingança ? E se Leonardo, também fosse filho de Inácio e não de César?
Enquanto isso, Leonardo estava supervisionando as plantações, os trabalhadores estavam na fase de colheita, ele obsrva uma conversa de dois peões…
Caramba! A filha e a viúva dos Braga hein! quem diria! O povoado todo está falando que elas ficam com qualquer um! diz um deles.
Eu queria ter a sorte de uma delas dar confiança para mim! Afinal de contas, a mãe ainda é uma mulher linda! Mas a filha… Que delicia!
Nesse momento Leonardo avança sobre o peão e lhe dá um soco na cara…
Leonardo: Dobre sua língua! dobre sua língua quando falar de Isabelle! Seu nojento desgraçado! Ou eu te mato! Eu te mato! Isabelle Não é nenhuma qualquer!
Ramiro chega bem nessa hora, e tira Leonardo de cima do peão…
Ramiro: Calma, patrão! Por favor! não faz uma coisa dessas! O senhor quase mata o infeliz! O que aconteceu!
Leonardo: Este desgraçado! Estava falando de Isabelle e da mãe dela!
O homem estava desacordado no chão, Os demais peões chocados, se recusaram a trabalhar, todos queriam ir embora…
Quando Celeste chega do povoado, estava todos de frente a casa da fazenda… Celeste desce do carro.
Ramiro: graças a Deus a senhora chegou dona Celeste!
Celeste: O que aconteceu aqui ? Por que não estão trabalhando ?
Ramiro: dona Celeste! O seu filho pegou um dos peões falando da Isabelle, sabe aquilo que a senhora mandou eu espalhar ? Então, O patrão deu uma surra no sujeito que se eu não chego a tempo, o patrão matava o homem, e depois os peões matavam o patrão! Dona Celeste, isso não foi uma boa ideia!
Celeste: Deus, o que eu fui fazer ? O que eu fiz!
A viúva de César Rivaroli se adianta na frente de todos, e faz um apelo.
Celeste: Eu acabo de ficar sabendo do que aconteceu! que meu filho fez! Eu vou indenizar o peão, irei arcar com todo tratamento! Isso não voltará a se repetir!
Aqui trabalhamos como escravos! Somos maltratados, atormentados o dia inteiro pelo seu capataz nos pressionando, somos m*l remunerados, e agora temos de suportar ataques de fúria! ?
Celeste: Isso não vai se repetir! Eu prometo! Se as coisas estão ruins ! Não estão satisfeitos com o trabalho, deveriam me procurar! Me falar o que está havendo! Olha, vou dar um aumento para vocês de hoje em diante de 30% a mais do que recebem, e vamos aumentar o período de descanso, nossos ânimos andam exaltados, de todos nós! Agora cada um de vocês volte para seu trabalho!
Mesmo com reclamações, Celeste consegue convencer os homens a voltar cada um para seu trabalho.
Celeste: Onde está o meu filho ? Meu Deus! estes peões são verdadeiros selvagens! E se um desses resolve se vingar do meu filho?
Ramiro: Bom, isso a senhora deveria ter pensado antes não é ? Olha, vai falar com o seu filho, eu vou segurar as pontas com o peão lá no hospital! Não se preocupe, a senhora sabe que eu sei fazer a limpeza muito bem! Não seria a primeira vez que faço isso! caso precise sumir com o tal peão lá!
Celeste: Não fale isso! Já disse! Esse assunto é proibido aqui! agora anda ! vai ! Só me faltava o Leonardo escutar isso! Vai! Vai! Vai! .
Ramiro pega o carro de Celeste e vai para o hospital do povoado, Celeste entra dentro de casa, o filho estava furioso dentro de casa.
Celeste: Meu filho! O que aconteceu ?
Leonardo: Mamãe! aquele desgraçado falou da Isabelle, eu perdi minha cabeça, e quando dei por mim… já tinha desmaiado ele!
Celeste Percebe o erro que havia cometido, em mandar espalhar aquele assunto sobre Isabelle daquele jeito.
Celeste: você… você ainda está apaixonado por ela não é meu filho ?
Leonardo: Independente de estar apaixonado ou não, dela ser minha irmã ou não! Como homem, eu não podia ouvir aquilo de um homem, falar daquele jeito de uma mulher!
Dito isso Leonardo pega as chaves do carro e sai…
Celeste: Filho! Pra onde você vai?
Leonardo: Me deixe mãe! Me deixe!
Leonardo pega seu carro, e sai em alta velocidade rumo a casa de Isabelle.
Leonardo: Eu fui um grande i****a! Como eu fui desconfiar daquele jeito de Isabelle! Quando eu descofiei da sua virgindade, eu fui tão e******o quanto aquele peão! O mínimo que devo fazer, é pedir perdão a ela, e mesmo que sejamos irmãos, eu devo sufocar esse amor, conhecer outra mulher e viver minha vida! Mas não quero me afastar de Isabelle!
No hospital, Ramiro chega, encontra o peão, Tonhão já medicado, com a cara detonada, até que ponto havia pegado…
Ramiro: Tonhão! caramba! O Leozinho te nocauteou! te botou pra dormir na porrada!
Tonhão: Seu cuz@o! isso tudo culpa sua! eu só não revidei porque você disse que ia me dar uma nota! Mas eu vou sim… eu vou pegar ele! Isso não vai ficar assim!
Ramiro: Tá aqui teu dinheiro!, e pega, está aqui o teu dinheiro, mas olha… p**o ou não, acho que o garotão te banhava do mesmo jeito!
Tonhão: Eu vou quebrar ele! Ramiro, eu vou quebrar ele! você vai ver!
Ramiro: E o que você acha de ganhar bem mais dinheiro que isso? Quanto você acha que a Celeste pagaria se o filho dela sumisse ?
Tonhão : O que você tá falando?
Ramiro: Tô falando de fazermos uma tocaia! sequestrar o filho da patroa, e pedir uma grana! você tem sua vingança de dar uma surra nele, e depois disso, pedimos um resgate, rachamos a grana no meio, e você some daqui! O que acha ?
O peão fica pensativo naquela proposta de Ramiro… Tentado a aceitar..
Enquanto isso, Leonardo chega na fazenda dos Braga, chamando por Isabelle…
Leonardo: Isabelle! Isabelle! Sou eu ! Por favor Isabelle! Fala comigo!
Mariana vai ver quem estava chamando pela filha do lado de fora da fazenda, e qual não foi sua surpresa, ao se deparar com Leonardo! Por um instante, quando Leonardo olha para Mariana, não era o rapaz que ela via, mas sim seu marido, Inácio… Leonardo tinha traços que lembravam e muito seu marido!
Leonardo: dona Mariana? Por favor! Eu preciso, preciso falar com Isabelle! Por favor! Me deixe falar com ela!