Complexo da Penha registra intenso confronto durante operação policial
Morador foi atingido por bala perdida dentro de casa. Equipes do Bope e da Draco prenderam um homem e apreenderam drogas
Operação no Complexo da Penha teve trocas de tiros desde a madrugada, com apreensões de drogas e carros e motos roubados apreendidos dentro da comunidade. Foto: Pedro Ivo/ Agência O DiaPedro Ivo/ Agência O Dia
Publicado 16/05/2023 07:22
Rio - Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte, foram acordados por um intenso confronto na madrugada desta terça-feira (16). Com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) realizou uma operação para localizar bandidos e lideranças de facções de outros estados escondidos na comunidade. Entre os alvos estão Ao todo, um homem foi preso e drogas foram apreendidas. Os agentes também mapearam e levantaram informações de inteligência.
fotogaleria
Operação mira criminosos de outros estados e envolvidos em explosão de agência bancáia escondidos no Complexo da PenhaPedro Ivo/Agência O Dia
Publicidade
De acordo com relatos, um morador foi baleado dentro de casa durante o confronto. Em áudios que circulam nas redes sociais e que foram atribuídos a ele, o homem se identifica como músico integrante da roda de samba do Pelé e diz que foi atingido e que chegou a perder sangue, mas que estava com medo de sair de casa e ser confundido com criminosos pela polícia. Fábio Gomes, de 42 anos, conseguiu ser socorrido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresenta quadro clínico estável.
"Eu estou dentro de casa, levantei para ir ao banheiro e quando eu voltava para o meu quarto, eu tomei um tiro no braço. Eu não sei se a bala está alojada ou foi de raspão, eu sei que eu perdi sangue, tentei fazer um torniquete no braço (...) Eu preciso saber como é que eu faço, porque eu moro sozinho e eu estou com medo de sair e eles acharem que eu sou bandido e fazerem qualquer coisa comigo, mas eu preciso de ajuda", relatou o músico.
O Fogo Cruzado e o Onde Tem Tiroteio informaram que os disparos tiveram início por volta das 4h e, segundo as plataformas, ainda havia registro de troca de tiros na manhã de hoje. Nas redes sociais, moradores se queixaram da violência e compartilharam imagens do intenso confronto. Em um vídeo, é possível ver diversas viaturas do Bope a caminho da comunidade. Confira abaixo. "Café da manhã na Penha hoje foi bala", ironizou um. "4h da manhã e os tiros já estavam 'comendo solto' aqui no meu país Penha", relatou outro. "Complexo da Penha acordou em baixo de tiro, já virou rotina, infelizmente!", lamentou mais um. "Nunca ouvi tanto tiro aqui na Penha igual ouvi essa madrugada", disse um comentário. "Não se pode morar na Penha e ter paz", desabafou um internauta.
Mia Narrando,
A televisão ainda continuava ligada, as notícias não paravam e eram horrível pois eu escutei cada tiro, isso é realmente uma loucura, os gritos dos moradores os pedidos de socorro e nunca pensei que um confronto direto poderia ser tão desesperador vivenciando de dentro da comunidade, eu realmente não imaginava que tudo poderia ser assim, e um desespero por culpa batia no meu peito, eu não sabia que as pessoas aqui apesar de estarem a mercê do tráfico, elas vivem a vida delas tranquilas , eu realmente estava arrependida de fato a vida de ninguém aqui vale mais que a minha vaga de emprego, eu iria morrer e isso era fato porém eu iria com a certeza que reconheceria meu erro, e deixaria claro isso, a realidade aqui é outra e isso pode mudar toda a minha percepção de vida.
A minha vida já não importava mais, então talvez eu poderia morrer em paz.