Paloma realiza diversos exames no hospital, exames de sangue, exames para ver como andam suas taxas, exames que mostrariam se ela teria doenças sexualmente transmissíveis, e se usava alguma substância entorpecente, ou alguma droga, todos os exames haviam dado negativo, Paloma estava bem saudável, sua saúde estava em dia.
Depois de uma manhã inteira na clínica, Daniel e Paloma recebem o resultado dos exames do médico, Dr Rangel, amigo de Daniel de longa data…
— Então Rangel ? Como está a saúde dela ? Pergunta Daniel.
Paloma fica só ouvindo a conversa dos dois…
— Daniel meu amigo, a moça está saudável, todos os exames que você realizou nela indicam que ela tem boa saúde, apenas uma ou outra carência de vitaminas… Mas tudo bem no mais… No entanto… Daniel, eu não pude deixar de reparar em uma coisa… Esta mulher! ela é a cara da…
— Da Paula minha ex-esposa… Imagine que você perceberia isso, mas as duas são pessoas diferentes, totalmente diferentes… E bem… Sei que tenho sido um amigo ausente nos últimos anos, tenho me fechado nos meus negócios, enfim, mas eu quero contar com sua ajuda em uma coisa que eu pretendo fazer… Diz Daniel.
Rangel fica surpreso, Daniel nos últimos anos, havia ficado recluso por muito tempo, afastado dos amigos, eles dois eram amigos de infância, estudaram juntos, casaram-se no mesmo período, no entanto, depois do sumiço de Paula, Daniel ficou muito fechado e pouco acessível…
— Rangel, eu pretendo fazer uma coisa um pouco diferente, quero gerar um filho desta mulher que tanto se parece com Paula, para que eu possa deixar minha herança para um filho que tenha traços meus e também de Paula, quero realizar a inseminação artificial aqui em sua clínica, e quero que você mantenha total descrição sobre isso. Sei que pode parecer loucura também, mas pretendo apresentar esta mulher como sendo Paula, minha esposa, acredito que assim eu possa atrair ela ou quem a levou de mim, não sei… Diz Daniel.
Rangel olha para Paloma, a moça parecia totalmente alheia ao assunto…
— Daniel, posso falar em particular com você ? Pergunta o médico.
Paloma se levanta da cadeira com expressão de tédio…
— Tudo bem! Tudo bem! eu saio… Vou te esperar do lado de fora, e não se preocupe, eu não vou escapar! Afinal, temos um combinado, não é ? Diz Paloma…
Daniel então ouve de Rangel um conselho…
— Daniel! O que vocẽ pretende fazer cara!
Eu não tenho palavras para…
Daniel o interrompe.
— Eu sei que parece estranho, eu sei… Diz Daniel.
— Daniel, você não pode simplesmente pegar uma pessoa parecida com a Paula e fingir ser ela, isso é crime! e usar ela como barriga de aluguel! Daniel, você se fechou do mundo por 5 anos, cara, você não é nenhum garoto, olha para você! Vive sua vida cara! Acho que ficou bem na cara que a Paula foi embora por que quis, você não quer aceitar isso, e sempre que alguém abria seus olhos, você resolvia se afastar, me diz! Onde conheceu esta mulher ? Acha que pode comprar as pessoas com seu dinheiro ? Por que certamente ofereceu dinheiro para ela não foi ? Sinto muito, mas em nome de nossa amizade eu não quero participar disso, diz Rangel.
Daniel se levanta com a arrogância que lhe é característica, e disse…
— Foi um momento de fraqueza e ingenuidade minha acreditar que você ainda fosse meu amigo, não preciso de você e nem de ninguém! Diz ele.
— Daniel! Abra os olhos! Diz Rangel, mas Daniel dá as costas ao amigo e vai embora de seu consultório, Paloma o acompanha.
— Ei e agora ? O que vamos fazer ? Pergunta ela.
— Seguir com o plano adiante! Diz ele.
E assim durante 6 meses, Daniel ensinou a Paloma como se comportar em público, como agir como Paula, E foram feitas tentativas de inseminação artificial sem sucesso…
Os dois agora eram bem mais próximos que eram a meses atrás quando se conheceram, Daniel passou a confiar mais em Paloma.
— Faz 6 meses que tentamos mês após mês realizar o procedimento, e nada temos conseguido! Acho que isso tudo foi um grande erro de minha parte, talvez o universo esteja conspirando contra mim… Diz Daniel.
— Eu não sei o que dizer, Daniel, se você quiser desistir, eu irei entender… Você fez muito por mim nestes meses que estou morando aqui… Você me ensinou muitas coisas, conheci lugares que nunca imaginei poder ir, e agora tenho dinheiro suficiente para arrumar minha vida, com a mesada que você me deu… Diz Paloma.
Daniel se levanta sem falar uma palavra e se tranca em seu escritório da biblioteca e lá ele começa a beber…
Hoje fazia 6 anos do sumiço de Paula, sem resposta concreta do que havia de fato acontecido, sem conseguir dar prosseguimento a sua vida, ele se põe refletir suas atitudes… Sobre o que estava fazendo com Paloma… e cada vez mais se embriagava…
Os empregados haviam todos ido embora, era noite, apenas Daniel e Paloma estavam em casa…
Paloma neste tempo de convivência mais que mudado, havia aos poucos se apegado a Daniel, ela sofria ao ver sua angústia por aquela mulher, sem poder fazer nada para ajudar, Mesmo com toda arrogância, Daniel havia sido muito importante em sua vida, embora ela soubesse ser apenas pela semelhança existente entre ela e Paula, mas tudo que ele lhe ensinou,e fez por ela, acabaram lhe cativando aos longo dos últimos meses… até que em seu quarto, diante das inúmeras tentativas de inseminação artificial, Paloma resolve ir onde Daniel estava bebendo e falar com ele.
“ Toc! Toc! “ Batendo na porta.
— Com licença! Diz ela entrando no escritório…
— O que você quer ? Hoje Paula completa 6 anos desaparecida! Acabo de me dar conta que tenho sido um i****a todos estes anos! com todo meu dinheiro fui incapaz de achar o seu paradeiro! E olha eu aqui! Tentando fazer de você … Uma ladra! A mãe de um filho meu por que você tem os traços dela! São parecidas! Diz ele meio embriagado…
Paloma caminha na direção dele…
— É assim que você me vê ? Apenas uma ladra ? Um fantasma que te lembra sua esposa ? Pois nestes 6 meses, nesse tempo que estou com você, eu mudei minha forma de ver a vida! Mudei com tudo que me ensinou… De tanto me ensinar a ser e agir com a Paula, acho que passei a me convencer disso, de ser ela, ou de sentir oque ela deveria sentir… Só que há uma grande diferença entre mim e ela… Diz Paloma.
— E qual seria esta diferença ? O fato de você ser uma ladra interesseira! Que aceitou se submeter a um plano louco por dinheiro ? Pergunta Daniel.
— Diga o que disser… Eu não ligo! Sei que você desejaria ela de volta… Mas ela não vai voltar! Talvez por que não queira! ou não possa! Mas eu! Eu estou aqui! Eu estou aqui, e quero ser sua! toda sua! E não é por dinheiro! é por que eu gostaria de ser amada e desejada , de ser inesquecível assim na vida de alguém, como ela foi, e se você quiser! Pode matar todos os seus desejos reprimidos em mim! Talvez assim você perceba que eu pareço com ela, mas eu!Eu te desejo e te quero! Diz Paloma despindo-se diante de Daniel, ficando nua na sua frente…